sábado, 13 de dezembro de 2008

Fale portunhol e entre pelo cano

A 29 dias de chegar em Macchu Picchu- Eu estou com medo! Confesso para os senhores que estou com medo...Faz exatos 10 anos que abandonei as aulas de Espanhol. Fiz essas aulas em caráter obrigatório quando era uma aluna do 2o ano do colegial. Era um livrinho com um bicho feio na capa chamado "Condorito", morria de dar risada com os personagens e as falas, dei tanta risada que a minha média mais baixa no 2o ano foi nessa maldita matéria.E agora, que fechei minha viagem para o Peru, vou precisar recordar tudo de novo.

Muitos se enganam em achar que falar Espanhol é fácil só porque é muito parecido com o Português. Na verdade acho que aí que mora o perigo. A gente se embola todo pra falar e acaba mesmo saindo embolado. Porque existem palavras diferentes com significados diferentes. Porque existem construções gramaticais diferentes. Porque, ora bolas, são línguas diferentes. É engraçado ver alguns gênios colocarem no currículo que falam Espanhol básico sem nunca ter frequentado uma aula! É bem fácil desmascarar esse povo...Pede pro sujeito usar a linguagem formal...ou mesmo escrever um texto simples...É difícil! A gente pode até entender um texto ou se comunicar com um paraguaio aí, mas o que vale mesmo é a língua formal. E é foda se comunicar mal quando se trabalha em uma empresa. Nesses casos eu prefiro falar em português mesmo para não correr riscos. É bem facinho cair numa roubada.

Minha memória tá ruim pra lembrar dos falsos cognatos, mas aí vão algumas palavrinhas sacanas...Por favor traduzam para o português e se surpreendam....kkkkk. Quem lembrar de mais, favor me enviar que aí eu atualizo o post..kkkk

embarazada
buceta
picadura
concha

Um comentário:

Talita disse...

ahaha, arranja uma imagem do Condorito, fiquei curiosa, quão feia pode ser essa criatura??? Beijos!