quinta-feira, 14 de maio de 2009

Carros automáticos- dando um gás nas ultrapassagens

Esse truque foi ensinado pela minha amiga Bel. O pessoal que curte carros esportivos simplemente odeia carros com transmissão automática. Uma das razões é muito simples: as arrancadas de carros automáticos são fraquinhas em comparação com os manuais. Na transmissão manual você pode simplesmente reduzir a marcha para uma de maior torque sem maiores problemas. No automático é mais difícil escolher uma relação assim a bel prazer...Isso prejudica, e muito, na hora de se fazer ultrapassagens.

Mas eis que podemos forçar a barra e "enganar" a transmissão automática para conseguirmos dar um gás nas ultrapassagens. Um pouco antes de ultrapassar, tiramos levemente o pé do acelerador, para forçar a rotação a baixar. Quando a rotação baixa, forçamos a redução. Feito isso, é só pisar com tudo no acelerador até o batente e dar tchauzinho!

Mesmo com esse truquezinho, o automático não tem o mesmo desempenho de um manual...Mas que ajuda, ajuda...Principalmente pra evitar aquele desespero de acelerar até o talo e a transmissão ficar "gritando".

Nenhum comentário: