domingo, 5 de outubro de 2008

Você gosta de olhar o céu à noite?

Olhar o céu à noite é um passatempo adorado por milhares de pessoas ao redor do mundo. Muitos pensam que o investimento para tal é grande, com aqueles telescópios caros e etc. Na verdade as únicas coisas que se precisa para começar é de uma bússola, um mapa celeste e uma lanterninha.

Procure um local longe das luzes da cidade. Seus olhos logo se acostumarão com a escuridão. Posicione o norte do mapa celeste alinhado com o norte da bússola. Pronto! É só começar a procurar as estrelas. O mapa você consegue baixar em http://www.skymaps.com/. Ele é atualizado mensalmente. Cada edição contém, além do mapa celeste, um calendário com os eventos do mês e uma relação de astros observáveis a olho nú.

Sugestão de locais:

Resende- Retão da Aman. Os cadetes podem me xingar por acharem que ali é a prisão de Alcatraz, mas foi de lá que observei o céu mais limpíssimo e a noite mais maravilhosa da minha vida. Escuridão total em local não muito longe da cidade. Lindo ! Lindo ! Lindo !

São Carlos- Universidade Federal, nos terrenos baldios para além do USE (unidade de saúde educacional). O observatório da USP também vale a pena conhecer, porém a iluminação da padaria Guanabara e da Casa do Café estraga a brincadeira. Já cheguei quase a ser presa por fazer observação com um grupinho da física em uma fazenda particular na estrada SCarlos- Ribeirão, quando era bixete ainda...

São Paulo- Nem tente...

Nenhum comentário: