terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Familia muy amable !




A 6 dias: Hoje fui passear pelas ruinas de Saqsayhuaman. Sim...nome foda de se pronunciar...A gringaiada que ta no albergue fala "sexy woman" e o som eh parecido com isso mesmo...alias qualquer palavra em quechua eh terrivel de se tentar falar. Ainda bem que tenho o portunhol como carta na manga.

Fui sozinha nessa empreitada. No agencias de turismo. No guias. E ate no onibus. Andei aproximadamente 3 km morro acima, partindo da Plaza de Armas. Dureza, ainda mais somado aos efeitos da altitude. Parentese: ando viciada em cha de coca para aliviar os desconfortos. Alias aliviar os desconfortos eh so conversa para justificar minha overdose de coca, porque estou muito bem.

O povo aqui eh picareta de marca maior. Existe Cuzco para os cusqueños e para os estrangeiros. Para esses ultimos existem precos especiais e praticas especiais...eh um horror. Ficam as cholas nas pracas e nos caminhos das ruinas cobrando propina para tirar foto. Fiquei puta quando fui tirar foto de uma paisagem e veio uma turma de cholas me cobrando propina porque disseram que eu estava fotografando as criancas.

Mas apesar de tudo o povo peruano eh muito gentil e hspitaleiro. Conheci uma familia nas ruinas de Saqsayhuaman, o Sr Persi, as filhas Silvana e Alcira e a neta Valeria. Pessoas muito amaveis. Me acompanharam durante toda a visita nas ruinas e gracas a eles consegui entrar de gratis no parque. A todos voces o meu muito obrigada...ou...muchas gracias! O que valeu nao foi a ajuda para entrar no parque, mas a companhia em si. Tive muita sorte em achar pessoas tao bacanas e ter um contato com a cultura peruana tao estreito. O meu muito obrigada mesmo por essa oportunidade.

E fora que...tirando o lado ruim, o saldo foi positivo. O lugar eh simplesmente...LINDO. A vista que tive de Cuzco la de cima eh de tirar o folego. Tai foto para comprovar.

Besos!




Nenhum comentário: