segunda-feira, 13 de julho de 2009

Equipamentos de bike

Olá !!!

Muita gente pergunta sobre os equipamentos de ciclismo, se é realmente necessário e talz. É um investimento inicial do qual não se tem escapatória. Fiz uma listinha do que acho muito necessário, seguido pelas foteeenhas tiradas dos meus próprios equipamentos para dar de exemplo.

Capacete- Sem dúvidas, deve ser o primeiro equipamento a ser comprado. Comprou uma bike descente, comprou o capacete. Ele deve ser usado até pra ir na padaria da esquina. Sério, esse equipamento vale uma vida. Já sofri um acidente de bater com a cabeça na quina da calçada, e a pancada foi tão forte que perdi os sentidos. Isso ainda é mínimo. Muita gente já morreu por conta disso. Não bobeie. Os melhores capacetes são da Giro. Eu tenho um de marca intermediária, a Prowell. Satisfatório.



Luvas- Tenho duas, uma com os dedos de fora para os dias normais e outra inteiriça, para os dias frios. Como tenho as mãos pequenas, foi um parto achar uma luva que coubesse. A com os dedos de fora é da Fox, com o tecido de Novax, que deixa a pele transpirar. Com isso, quando você tira a luva, não fica fedendo e com o aspecto melequento. A luva inteiriça é da Decathlon. Não é tão sofisticada quanto a de Novax, mas serve ao propósito. Pra que serve a luva? Primeiro, ela ajuda na "pilotagem". Segundo, ela evita raladas na palma da mão durante uma queda. Pode reparar, há um reforço na palma da mão nas boas luvas. A pele da palma da minha mão nunca mais foi a mesma. Equipamento essencial também.


Bermuda- As razões para o uso da bermuda reforçada com espuma estão descritas no post "a almofadinha controversa". Portanto, se você quiser evitar dores na bunda e pior, ficar com o traseiro assado, a compra dessa peça é uma boa. Porém não é um equipamento de ultra necessidade. A minha bermuda é da Nike. Tenho também uma calça de ciclismo da Reebock, que uso em dias frios.




Malha, maillot, maglia, camiseta, whatever- Também não é artigo de 1a necessidade. Porém uma roupa colada ao corpo favorece a aerodinâmica e evita o que eu chamo de "efeito batman", quando a roupa muito solta fica balançando com o vento. Isso me irrita um tanto. Outra coisa que gosto no uso das malhas de ciclismo são os bolsos localizados nas costas, onde guardo a chave de casa, documentos, barras de cereal, carbogel e outras coisas. É muito prático.Tô agora com 4 malhas: 2 da try on, uma da marca taek (o meu maillot jaune!!!) e uma da fox.



Reforço contra o frio- Tenho duas camisetas de manga comprida de malha térmica Coolmax, e mais uma calça desse material, peças que uso por debaixo da malha. Todas essas peças são da Quéchua, marca de esportes de montanhismo da Decathlon. Ótima relação custo benefício! Apesar de não serem peças feitas exatamente para o ciclismo, elas cumprem muito bem a função. São leves, permitem a transpiração e ao mesmo tempo aquecem.


Nenhum comentário: