segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O doping de armário

César Cielo ganhou os 50m e os 100m livre, com direito a recorde mundial !!!!! Parabéns ao Césão! Ele merece! Aliás desde o Gustavo Borges e o Xuxa que não me empolgo tanto pra assistir as competições de natação.

Enfim, essa história toda do Césão levantou a polêmica dos trajes de natação ultra tecnológicos. Falam por aí que essa onda de recordes se deve à revolução dessas roupas e tal. Bom, peço licença para entrar nessa ceara da mecânica dos fluidos novamente. Sim, concordo plenamente em se tratar de uma evolução e tanto, sabendo que a sungona usada em 1910, 1920 era de algodãozão, pesava uma tonelada e afundava os nadadores como chumbo. Depois vieram as sungas em poliéster, o que já foi uma evolução e tanto. E agora os trajes...com coeficientes de atrito baixíssimos, mais leves que um pluma, imitando a pele de tubarão. Basicamente o atleta se veste com uma camada finíssima de um filme de poliuretano e pra vestir o traje demora de 40 min a 1h, um verdadeiro parto. Pergunto agora: o quanto isso influi no desempenho?

Na parte de propulsão a hidrodinâmica é importante sim, para que o escoamento da água ao redor do corpo humano seja o menos turbulento possível. E no quesito hidrodinâmica divido em duas variáveis: o formato do corpo do atleta e a superfície que recobre esse corpo. O design com mais o tipo de fibra muscular é o que responde por uns 99% do desempenho. Falando de design do corpo (determinado pela genética), o que favorece é a parte superior do corpo ser maior que a inferior e também mais larga. Braços compridos. Pés chatos e grandes. Pode reparar que a maioria desse animais aquáticos tem o formato de "torpedo".

Bom, é fato que a rugosidade da superfície influi senão não haveria toda essa polêmica. Onde isso influi? Quanto maior a rugosidade da superfície, mais irregular será o escoamento da água através do corpo. Em temos de mecânica dos fluidos, a rugosidade alta irá favorecer um escoamento turbulento da água. Ela atua como um freio para a velocidade de deslocamento do nadador. Mas na boa, acredito que isso iria ser mais significativo se a nossa pele fosse realmente uma lixa daquelas número 20, aí sim iria produzir um turbilhonamento grande pra se tornar um obstáculo. O que não é. A mesma coisa envolve os pêlos corporais...Mark Spitz era um peludão, com um bigodão respeitável, e mesmo assim foi um grande recordista. Os pêlos só vão fazer efeito se realmente você for um primo It, da família Addams. Ou talvez o Tony Ramos. Também fica a minha dúvida: se a meta é mesmo reduzir os coeficientes de atrito do maiô à índices ínfimos, por que não há essa briga de foice para as toucas?

Na real, não acredito no "doping de armário". O doping químico faz muito mais efeito que o "doping de armário", é uma escolha de resultados rápidos e consistentes. Porém ainda sou romântica e continuo acreditando que a melhor escolha para ser um campeão é simplesmente esforço e dedicação.

Nenhum comentário: