domingo, 9 de novembro de 2008

Firmando uma marca - linhas de estilo

Bom, não é porque me decepcionei com o Salão do Automóvel que não vou deixar de aproveitar alguma coisa do que fiz por lá...

Na concepção de um veículo, tentamos sempre atender aos desejos do consumidor.Ninguém aqui quer fazer um veículo com baixa aceitação no mercado...Pelo que tenho visto por aí, as montadoras estão bem niveladas em termos de mecânica e recursos tecnológicos, já não tem aquela discrepância técnica entre um VW, Fiat, Ford, GM... Como então seduzir o consumidor atualmente? É aí que entra o design, é encher os olhos do consumidor, é fisgar pela estética. Aquela máxima de que a primeira impressão é aque fica é muito verdadeira. Ao fazermos uma compra, nosso lado emocional e o inconsciente pesa muito na hora da decisão. E é exatamente esse impulso emocional que faz você liberar endorfinas e sentir aquele prazer em adquirir certo objeto. O design serve exatamente para despertar emoção no consumidor.

Além da estética, um dos motivos que também leva um consumidor a adquirir um certo produto é a fidelidade à marca. Isso é reforçado nas empresas através de uma identificação da marca, um logotipo forte, e características peculiares nos produtos de determinada marca. O design também entra nessa jogada. Todas as montadoras possuem uma diretriz de estilo nas linhas de cada veículo que é lançado, criando um "design" característico de cada montadora. Cada veículo possui suas características próprias, porém existem certas linhas de estilo que são comuns com todos os outros veículos da mesma montadora. Isso é uma maneira de firmar a marca no mercado. Poucos percebem essas sutilezas, mas elas funcionam e ficam ali no nosso sub consciente.

Para vocês entenderem legal o que estou tentando explicar,vou usar umas fotos de dianteiras de veículos da Volkswagen que tirei durante o salão do automóvel. Achei muito interessante quando vi essas fotos lado ao lado, dá para reparar bem as linhas agressivas em "V" nas dianteiras que caracteriza um veículo Volkswagen. O problema da Volkswagen é que ela anda abusando muito do recurso de ctrl + c e ctrl + v em termos de design. Aliás, não só em termos de design, como em outros aspectos também. É irritante receber como ordem do dia utilizar o recurso de "carry over" para baratear os custos de produção.

Lançaram a perua Jetta a um tempo atrás...A impressão que ficou em mim era que se tratava de um maxi Space Fox. O Pólo Hatch atual parece um maxi Gol G4. E o Pólo Sedan é um Passat em miniatura. Calma, estou falando em termos de design, ninguém aqui quer comparar o motorzão do Passat com do Pólo Sedan!!! Assim estou propondo uma pequena brincadeira...Nas fotos publicadas vocês conseguem identificar quem é quem? Associem a foto com o respectivo modelo...Dou um doce para quem acertar tudo. Atenção!!!! Cada foto é um veículo diferente!!! O ctrl + c e ctrl + v é por conta da Volks, não minha.

a) Cross Fox
b) Perua Jetta
c) Novo Voyage
d) Saveiro
e) Passat
f) Tiguan
g) Fox












Nenhum comentário: