sexta-feira, 17 de abril de 2009

Como funcionam os albergues

Quando a gente fala que se hospedou em um albergue, muita gente tem arrepios. Acha que é um pulgueiro horroroso, com um monte de gente amontoada e com localização ruim na cidade. Alguns casos até pode se encaixar na descrição, mas na maioria das vezes nao é o que ocorre. Existem albergues até mais luxuosos que muitos hotéis por aí. Para mim, vejo como uma hospedagem barata, lugares simples porém limpos e arrumados. Tenho na minha mente que para fazer turismo não é necessário luxo, então uma caminha limpa já é suficiente. A maior vantagem dos albergues (tirando os preços mais baixos), é a possibilidade de se conhecer gente e fazer amigos.

O principal esquema dos albergues é que eles se baseiam na coletividade. Os quartos são compartilhados, assim como banheiros, cozinha e obviamente as áreas comuns, como sala, salão de jogos e etc. Talvez seja isso que assusta algumas pessoas, porque, sem enganar ninguém, a sua privacidade é reduzida, pois o mais comum são os dormitórios de 4 a 6 pessoas.É claro, sempre há opções de dormitórios e quartos privativos para 2, 3 pessoas, lembrando que aqui você paga mais caro pelo aumento de privacidade. Assim como os banheiros. A presença ou não de banheiro no seu dormitório pode alterar os preços.

Existe uma rede principal de albergues que é a hosteling international (conhecida também com a sigla HI). É a mais conhecida. Há também albergues alternativos, que podem ser melhores e mais baratos que a rede principal, mas aconselho aqui a você pegar dicas com outros viajantes a respeito do estabelecimento, se você pretende se hospedar nos alternativos. Pode haver barbadas excelentes ou roubadas inquestionáveis.

Quanto aos tipos de albergues, há de tudo. Desde prédios convencionais, até casas de família transformadas em hospedagens. Já vi coisas exóticas, do tipo albergues instalados em navios desativados, onde as janelas dos quartos são escotilhas. Ou mesmo antigos castelos medievais igualmente transformados em albergues. Gosto muito dos tipos "casa de família". Muitos deles são administrados por vovózinhas simpáticas, onde vc se sente mesmo dentro de uma casa de vó, mimado que nem...Há também aqueles onde rola mais zoeira e aqueles mais tranquilos, aí depende do gosto de cada um.

Alguns sites interessantes onde se é possivel fazer reservas:

  • www.hostelworld.com
  • www.hihostels.com

Atenção: É extremamente recomendável fazer a reserva dos locais onde você irá se hospedar com alguma antecipação para evitar eventuais sustos. Os sites acima cobram taxas em torno de U$ 1 para fazer a reserva. Há também o seguro cancelamento, também em torno de U$ 1, que também recomendo. É pouco, simples e rápido. Evite situações desagradáveis.

Nenhum comentário: