sexta-feira, 17 de abril de 2009

Sendo um viajante

Vou tentar repassar a essência do que é ser um viajante....

Primeiro gostaria de dizer que a atividade de turismo é algo recente na humanidade. Séculos atrás ninguém se atrevia a viajar somente pelo prazer de viajar. Viajar era algo perigoso, arriscado, quando nao se havia automóveis ou onibus e o transporte via marítima era algo penoso. Sabemos que agora há muitas facilidades em termos de deslocamentos. O turismo começou a ganhar força quando se consolidaram as leis trabalhistas e as férias e folgas passaram a fazer parte da vida do trabalhador. Fazer turismo é algo absolutamente normal.

Ser turista é aproveitar, relaxar e descansar. E quanto a ser um viajante? Envolve isso e muito mais...O viajante procura se envolver com a cultura do local visitado. Se relacionar com os habitantes locais. Aprender novos hábitos e uma nova língua. Procura, depois que volta pra casa, incorporar a cultura e costumes aprendidos à sua rotina. Enfim, ser viajante é procurar uma nova experiência de vida.

Nada, mas absolutamente nada contra agências de viagens e seus pacotes.Realmente é mais prático, não tem que pensar em onde ficar, onde ir, em nada...As vezes é isso que queremos mesmo. Porém a liberdade e o contato com a cultura local que uma viagem independente proporciona é uma experiência única. O problema é que liberdade dá um trabalho...Como tudo na vida.Fazer todo o planejamento de itinerário, previsão de gastos, tomar decisões...Fora o risco maior de cair em roubadas. Mas vale a pena, pois você é senhor absoluto do seu tempo. Dá para ir embora de lugares chatos mais rápido e pedir um bis naqueles super interessantes ou divertidos. Dá para fazer mudanças repentinas de roteiro sem dar muita satisfação. Como você é senhor do seu tempo, dá para perder totalmente a noção do mesmo.

Recomendo 100% uma viagem independente. Seja um viajante.

Nenhum comentário: