sábado, 4 de abril de 2009

Madalena é uma viga flertida



Acho que todos conhecem ou já ouviram falar da minha cachorrinha, a Madalena ou Madá, para os mais íntimos. Ela é uma dashund (cachorro salsicha) preta, uma senhorinha de quase 11 anos. A coitadinha sofre com bico de papagaio na coluna, e problemas de coluna nesse tipo de cachorro são muito frequentes, ainda mais na idade em que ela se encontra. Mas por quê?

Madalena é uma viga flertida. A coluninha dela é a viga e os apoios são as patinhas minúsculas. O cachorro salsicha é assim porque eles são de uma raça de cachorros anões. O corpo e a cabeça tem proporções de um cão normal, porém as patas ficam atrofiadas. O resultado do nanismo é esse, daí que eles tomam o aspecto de uma salsicha. E o que isso tem a ver com problemas de coluna? Pelo tamanho do corpo e das patas, a separação entre os apoios de sustentação da viga (ou coluna) é grande. Guardadas as proporções, é como se fosse aquele vão enorme do MASP. Aí o que acontece é que o momento flertor na região no meio da barriga é muito grande, maior proporcionalmente que em outras raças de cachorro. Como consequência, a flecha de deformação também. Os apoios que sustentam o MASP são projetados para aguentar o prédio, porém as patinhas da Madá não. É um valor muito alto para que as patinhas e a coluninha consiga suportar. Aí com a idade, a tendência do conjunto é ceder e gerar problemas.

Como evitar ou atenuar isso? Bom, alterar o design do cachorro não dá, já que esse é determinado pela genética. Ou melhor, pela manipulação genética cruel dos seres humanos. O jeito é evitar que o animalzinho fique obeso. É muito simples, quanto maior o peso, maior o momento flertor (das aulas de física, momento= força x distância, e força= massa x aceleração, portanto a massa tem tudo a ver com a situação). Portanto, ração light nos bichos. A Madá é um caso sério de se controlar, ela adora comer lixo e outras porcarias que estômagos normais não digerem. Ela é famosa pelos ataques bulímicos, de comer um monte de porcaria e depois vomitar tudo. Mas isso a gente já convive a quase 11 anos e com alguns sustos, como as duas cirurgias que ela passou para retirada de meias do estômago.

Eu tô estudando muita resistência dos materiais! Pessoas loucas aplicando conceitos de RM no cachorro. Isso não é normal. Vou consultar o psiquiatra...

:)

Nenhum comentário: