domingo, 8 de fevereiro de 2009

Transformado uma tomada 110V em 220V e vice versa

Nunca jogue os conhecimentos adquiridos fora! Aprendi esse procedimento numa aula de eletrotécnica na faculdade...A gente acha que não usa o que aprende, mas usa...Sucesso total ao converter a tomada na minha casa e poder usar a minha máquina de lavar roupa que é 220V numa casa marjoriatariamente 110V.

Material necessário:
  • Multímetro ( um desses made in china comprados em lojas de 1,99 servem muito bem ao propósito)
  • Chave de fenda
  • Alicate
Como fazer:

Atenção! Verifique se a ligação da sua casa é bifásica ou trifásica, senão não dá pra fazer a traquitana com ligação monofásica. E tome aqueles cuidados básicos de segurança quando for mexer com eletricidade, não faça nada com as mãos ou o corpo molhado e use sempre chinelos de borracha.

Confirme a voltagem da tomada usando o multímetro. Desligue o disjuntor na chave geral e desmonte a tomada. Na ligação geral são 3 fios, sendo que 2 estarão ligados na tomada e 1, solto. O pulo do gato é o seguinte...As ligações bifásicas, que são as existentes na maioria das casas, consistem de 2 fios contendo 1 fase de 110V cada um e um fio sem fase nenhuma, que chamamos de neutro. Para montarmos uma tomada 110V, ligamos um fio com fase e o neutro, assim teremos uma fase de 110V, que será a voltagem total. Para uma tomada 220V, ligamos as duas fases de 110V e deixamos o neutro solto. Depois de desmontada a tomada, ligue cuidadosamente o disjuntor e com o multímetro, verifique quais são os fios que contém fase e qual é o neutro. Sabendo qual é qual, desligue novamente o disjuntor e monte a sua tomada com a voltagem desejada (fase e neutro para 110V e fase e fase para 220V). Ligue o disjuntor e verifique assim se a voltagem desejada foi adquirida. E pronto!

43 comentários:

Sublog disse...

ahá!
dessa eu não sabia, pois no meu último semestre antes de largar a engenharia eu tinha sido indeferido em eletrotécnica..
mas é uma informação muito útil para mim agora que estou na imagem e som! todos os equipamentos de iluminação são 220V, ao contrário da maioria das tomadas...
Boa

abrassubaco

Jão disse...

É como gosto de pregar: por mais que pareça nada a ver os conhecimentos se encaixam.

felipe disse...

Pois é, mais minha casa é tudo 110v e gostaria de fazer algumas tomadas 220v. Abrindo uma tomada verifiquei que descem 2 fios vermelhos, olhando no poste, descem apenas 2 fios no relógio de luz, e agora tem como fazer tomada 220v?

Mary Ann disse...

Felipe, provavelmente a ligação da sua casa é monofásica, então não há como fazer a transformação para 200v.

ReH disse...

Olá, minha tomada é 220 e preciso converter para 110.
Não sei a diferença entre bifasica e trifasica...
Mas fui tentar converter como você disse até que tive a surpresa, minha tomada tem 4 fios (sendo 2 vermelhos e 2 azuis)... Deve ser por causa da fiação antiga, mas sei que tem como virar 110 porque antes era, mas a antiga enquilina mudou para 220 e saiu sem converter novamente.

O que faço ?

Noely disse...

na minha casa a voltagem é 110 já fiz mais 3tomadas com a mesma voltagem ,só que agora estou precisando de 2 tomadas na voltagem 220

Luis Otavio disse...

Aqui em casa as tomadas são 220. Preciso transformar uma delas em 110, como faço? A tomada tem dois fios vermelhos na lateral e um verde (terra) no meio.;

Anônimo disse...

Boa tarde, Quando eu tenho somente 2 fio (um com faze e outro neutro) há possibilidade de fazer transformar para 220v?

Anônimo disse...

NA INHA CASA TEM UMA REDE 110V COM DOIS FIOS.EU POSSO FAZER 220V COM OS MESMOS FIOS?

Anônimo disse...

NA MINHA CASA TEM UMA REDE 110V COM DOIS FIOS.EU POSSO FAZER 220V COM OS MESMOS FIOS?

Arnaldo Lopes disse...

Na minha casa chega tres fios fase e um neutro. Entre os fios fases e o neutro tenho a voltagem de 220 volts medido no voltimetro. Como obter a voltagem de 110 volts.?

Anônimo disse...

Acho que você tem que corrigir essa informação. "(fase e neutro para 110V e fase e fase para 220V)"
Entendo que é:
- 1 fase no polo positivo e neutro para 110v.
- 2 fases no polo positivo e continua o neutro para 220v.

Anônimo disse...

Na minha casa estou com problemas para manter uma torneira eletrica em funcionamento pois os fios estão em curto com as 2 voltagens, ou seja, quando coloco o multimetro ele mostra 110 e tambem 220. Nao sei mais o que fazer. Alguem poderia me ajudar? Obrigada.

marcello dj' disse...

Em uma ligação de 110 volts, dizem que a maior carga está no neutro, apesar dele ser negativo( aterrado ). Isso é verdade?

Anônimo disse...

eu presiso de uma tomada 110 mas eu nao entende se ensola um fio ou ele fica junto com o neutro.
entao a tomada 220v tem2 fio 110 cada eu ligo o neutro em um deles
ou ensolo e uso uma fase mas o neutro.

Anônimo disse...

Lembrando do detalhe, como comentou o anonimo:
- 1 fase no polo positivo e neutro para 110v.
- 2 fases no polo positivo e continua o neutro para 220v.

Se não tiver fio ligado no neutro, não vai ter corrente.

Anônimo disse...

Amigo,
Minha casa é 110, padrão mono fasico.
Como faço para obter um 220 para alimentar uma potencia mark audio 3000? Me ajude! comprei a potencia sem olhar a voltagem, e agora n tem como liga-la.

Desde já obrigado.

Aldo Mendes Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Se você ligar um fio numa fase 110v e o outro fio na outra fase 110v e não ligar o neutro, por ser corrente alternada terá 220v. O retorno está na corrente que se alterna em negativo para positivo em 60 vezes por segundo (60Hz). Não precisa de neutro para a instalação 220v. Mas o fio do meio é o terra e recomenda-se conecta-lo no terra.

Anônimo disse...

Compra um transformador de 110v para 220v e pronto

Anônimo disse...

Sim, em caso de corrente no equipamento o terra anulaara a difereça de potencial a 0 e voce nao levara choque ao encostar na maquina

Anônimo disse...

Urgente, preciso saber se tem como minha rede ser 220v ou 110v porque aqui em casa estamos utilizando a Ligação direta do poste o cara da conpania de energia retirou o relogio e deixou so ligado direto do poste,e agora comprei um produto 220v e estou com medo de aki ser 110v , ja verifiquei as tomadas e tem so dois fios, e tenho um radio portatil que tem chave seletora 110v ou 220v fiz um teste coloquei pra 110v e funcionou mudei para 220v funcionou do mesmo jeito sem nenhum defeito ?? alguem ajuda ae to sem saber o que fazer agora.. se puderem me mandem um email . genteboasjoao@gmail.com com urgencia.

Anônimo disse...

Deixa de roubar energia anônimo!!!

Anônimo disse...

num roubei foi o cara da Cemig que fez a ligação direta .

Anônimo disse...

Só tenho uma palavra pra definir essa explicação: "SHOW".

Anônimo disse...

gual a diferença entre 110vts e 220vts

Anônimo disse...

Olá, pessoal! Eu estou para mudar de residência e meus aparelhos são 110 volts. No estado que irei morar a voltagem é 220.

Seria possível fazer esta mudança dentro de um apartamento, nas tomadas?
Estava pensando em usar transformador, mas além de caro, vai me custar energia e nem sei se suporta a carga de microondas, ferro de passar e máquina de lavar...
Se essa mudança nas tomadas fosse possível, seria ótimo - não precisaria de transformador e nem de gastar com novos aparelhos e equipamentos...
Comentem por favor, preciso saber disso, sou leiga no assunto... será que um eletricista comum saberia fazer isso??? QQ coment, dica amiga, uma confirmação de gente que entende, ajuda muito!!!!
Obrigada!
Raquel e família :-) raquelfabricio@live.com

Antonio José de Freitas disse...

Gostaria de saber a diferença de consumo elétrico nas seguintes situações: 1- Rede elétrica natural 220v formada por uma fase e um neutro. 2- Rede elétrica natural 110v formada por uma fase e um neutro. 3- Rede elétrica natural 110v uso as duas fases e faço 220. Com um equipamento com o mesmo volume de watts, qual o consumo de cada um?
Muito obrigado.
Freitas

Gilberto Leonel disse...

Vejo muitas dúvidas e respostas aqui postadas que chegam a preocupar. Quanto as dúvidas são aceitáveis e coerentes, ainda mais se tratando de uma questão dessa natureza. Acredito que ninguém fica fazendo questionamentos para os médicos de como fazer uma cirurgia do coração para poder fazer em casa também. Onde quero chegar. Se você desconhece ou até mesmo pensa que sabe algo sobre eletricidade, o melhor a se fazer é procurar um profissional. Li respostas aqui , que realmente não sei se a pessoa que tinha a dúvida está viva para contar a "M" que deu após "sanar sua pane ou mudança na instalação. Agora se você gosta realmente do tema e não apenas economizar uns trocados, o melhor é estudar. Garanto que não vai se decepcionar com a grandeza dessa área. Chega a ser lindo. gcleonel@gmail.com. Qualquer dúvida mande sua pergunta. Gilberto C. Leonel . Técnico Industrial em Eletrotécnica. CEFET-GO. CREA-GO.

ismael disse...

na minha casa so tem 2 fios, da pra fazer mesmo assim, quero transformar em 220v.
???

ismael disse...

na minha casa so tem 2 fios e e 110v, mesmo assim da pra fazer uma tomada den 220v???

Anônimo disse...

Queria saber como procedo ao usar uma máquina de 11ov para uma casa onde a energia é 220v?

Rafael disse...

Puta cara, voce descobriu a America....
Quanta sabedoria..........
E se por exemplo , na tomada tiver apenas dois fios, um fase e um neutro como voce faz para transformar em 220?
Se tiver um terceiro fio com a outra fase,fica doce de criança.
Mas 90% das ligaçoes ou mais, tem apenas dois fios, um fase e um neutro.

Anônimo disse...

Acredito que faltou mencionar que precisa trocar o disjuntor. Se a fiação aguenta 30A em 220V, vai aguentar apenas 15A em 110V. Desta forma, o disjuntor de 30A terá que ser substituído por um de 15A.

Anônimo disse...

senhores, toda tomada de uso residencial tem apenas dois fios energizados. o terceiro fio é o terra (verde e amarelo).tanto 110 quanto 220 usam 2 fios. o que muda é tensao em cada um deles. no seu relógio chegam 3 fios vindo do poste, normalmente 2 fios pretos e um azul. os dois fios pretos são 220 volts se usados juntos. se vc quiser 110 vc deve usar um fio preto e um azul. se vc tiver um multimetro vc pode constatar isso, conecte as pontas do multimetro nos dois fios pretos e vc verá que marcara 220 volts. depois conecte em um fio preto e um azul e marcara 110 volts. E DE BOA , NÃO ACREDITO QUE ESSE CARA FICOU FELIZ POR VER ISSO NA FACULDADE. E DETALHES, FALAR QUE 220 VOLTS SÃO DUAS FASES DE 110 É BRINCADEIRA NÉ. FACULDADE SAFADA. QUERO NEM CHEGAR PERTO.

Anônimo disse...

Pelo explicado todas as todas vão virar 220 V. Cuidado gente.

Patrick Riguete Daudt disse...

gostaria de saber se poderei pegar uma fase 110 de um relogio e outra fase 110 de outro relogio para fazer uma tomada 220? pois é o sequinte tenho um bar onde a instalação é 110 e possui seu relogio proprio e no andar de cima tenho minha casa tambem 110 e com seu relogio proprio ou seja cada um com seu relogio estava pensando em puxar um fio da casa ( fase 110 ) e um fio do bar ( fase 110 ) e juntar em uma tomada separada para fazer 220 é possivel fazer isso e como fica a conta de energia vai cobrar nos 2 relogios ou seja o gasto seria dobrado?

CAROL CAMARGO disse...

Ah so para informação não se fala voltagem e sim TENSÃO!!!

Roberto Azevedo disse...

Boa Noite,

gostaria de saber o seguinte: em uma tomada já pronta de 110,em um sistema trifásico, é possível apenas tranferir o neutro pra fase e gerar o 220 ?...tem que comprar outro dijuntor?

Anônimo disse...

Simples... a rede de 220 usa duas fases alternadas e a e 110 uma fase e neutro
Mais duvidas alisson_parreiras@ig.com.br...

Anônimo disse...

Bom pra se fazer isso e preciso mudar sua fiacao, pois sua distribuicao foi feita para 110 ou seja fase e neutro, o ideal e estudar e decidir quais tomadas vc va usar como 110 e 220 fazer um pequeno projeto pois assim vc garante a divisão dos circuitos bem como seus disjuntores
Mais duvidas alisson_parreiras@ig.com.br

jailson santos disse...

Bom em minha cidade, usamos fase e fase para uma ligação de 110v e fase e neutro para uma de 220v, ou seja, porque a que, a voltagem minima é de 220v e não usamos a de 110v.

Anônimo disse...

Pelo pouco que sei, vale a dica: Monofasico: 1 fase
bifasico: 2 fases
tri: 3 fases

fase: é o positivo da tomada, aquele que voce poe a chave teste e acende.

neutro: aquele que voce bota a chave teste e nao acende, desde que ela nao esteja em funcionamento.

pra fazer 220v: verificar quais os comodos da casa estao em uma fase e verificar os comodos da outra fase.
ex: disjuntor 1: sala e cozinha
disjuntor 2: quartos e banheiro

se for fazer 220v no quarto ja tem a fase (positivo) do disjuntor 2, entao tem que puxar a fase (positivo) do disjuntor 1 (outra fase) e tirar o neutro.
ta feito o 220v.