domingo, 8 de fevereiro de 2009

Transformado uma tomada 110V em 220V e vice versa

Nunca jogue os conhecimentos adquiridos fora! Aprendi esse procedimento numa aula de eletrotécnica na faculdade...A gente acha que não usa o que aprende, mas usa...Sucesso total ao converter a tomada na minha casa e poder usar a minha máquina de lavar roupa que é 220V numa casa marjoriatariamente 110V.

Material necessário:
  • Multímetro ( um desses made in china comprados em lojas de 1,99 servem muito bem ao propósito)
  • Chave de fenda
  • Alicate
Como fazer:

Atenção! Verifique se a ligação da sua casa é bifásica ou trifásica, senão não dá pra fazer a traquitana com ligação monofásica. E tome aqueles cuidados básicos de segurança quando for mexer com eletricidade, não faça nada com as mãos ou o corpo molhado e use sempre chinelos de borracha.

Confirme a voltagem da tomada usando o multímetro. Desligue o disjuntor na chave geral e desmonte a tomada. Na ligação geral são 3 fios, sendo que 2 estarão ligados na tomada e 1, solto. O pulo do gato é o seguinte...As ligações bifásicas, que são as existentes na maioria das casas, consistem de 2 fios contendo 1 fase de 110V cada um e um fio sem fase nenhuma, que chamamos de neutro. Para montarmos uma tomada 110V, ligamos um fio com fase e o neutro, assim teremos uma fase de 110V, que será a voltagem total. Para uma tomada 220V, ligamos as duas fases de 110V e deixamos o neutro solto. Depois de desmontada a tomada, ligue cuidadosamente o disjuntor e com o multímetro, verifique quais são os fios que contém fase e qual é o neutro. Sabendo qual é qual, desligue novamente o disjuntor e monte a sua tomada com a voltagem desejada (fase e neutro para 110V e fase e fase para 220V). Ligue o disjuntor e verifique assim se a voltagem desejada foi adquirida. E pronto!

104 comentários:

Sublog disse...

ahá!
dessa eu não sabia, pois no meu último semestre antes de largar a engenharia eu tinha sido indeferido em eletrotécnica..
mas é uma informação muito útil para mim agora que estou na imagem e som! todos os equipamentos de iluminação são 220V, ao contrário da maioria das tomadas...
Boa

abrassubaco

Anônimo disse...

É como gosto de pregar: por mais que pareça nada a ver os conhecimentos se encaixam.

Unknown disse...

Pois é, mais minha casa é tudo 110v e gostaria de fazer algumas tomadas 220v. Abrindo uma tomada verifiquei que descem 2 fios vermelhos, olhando no poste, descem apenas 2 fios no relógio de luz, e agora tem como fazer tomada 220v?

Mary Ann disse...

Felipe, provavelmente a ligação da sua casa é monofásica, então não há como fazer a transformação para 200v.

ReH disse...

Olá, minha tomada é 220 e preciso converter para 110.
Não sei a diferença entre bifasica e trifasica...
Mas fui tentar converter como você disse até que tive a surpresa, minha tomada tem 4 fios (sendo 2 vermelhos e 2 azuis)... Deve ser por causa da fiação antiga, mas sei que tem como virar 110 porque antes era, mas a antiga enquilina mudou para 220 e saiu sem converter novamente.

O que faço ?

Unknown disse...

na minha casa a voltagem é 110 já fiz mais 3tomadas com a mesma voltagem ,só que agora estou precisando de 2 tomadas na voltagem 220

Luis Otavio disse...

Aqui em casa as tomadas são 220. Preciso transformar uma delas em 110, como faço? A tomada tem dois fios vermelhos na lateral e um verde (terra) no meio.;

Anônimo disse...

Boa tarde, Quando eu tenho somente 2 fio (um com faze e outro neutro) há possibilidade de fazer transformar para 220v?

Anônimo disse...

NA INHA CASA TEM UMA REDE 110V COM DOIS FIOS.EU POSSO FAZER 220V COM OS MESMOS FIOS?

Anônimo disse...

NA MINHA CASA TEM UMA REDE 110V COM DOIS FIOS.EU POSSO FAZER 220V COM OS MESMOS FIOS?

Arnaldo Lopes disse...

Na minha casa chega tres fios fase e um neutro. Entre os fios fases e o neutro tenho a voltagem de 220 volts medido no voltimetro. Como obter a voltagem de 110 volts.?

Anônimo disse...

Acho que você tem que corrigir essa informação. "(fase e neutro para 110V e fase e fase para 220V)"
Entendo que é:
- 1 fase no polo positivo e neutro para 110v.
- 2 fases no polo positivo e continua o neutro para 220v.

Anônimo disse...

Na minha casa estou com problemas para manter uma torneira eletrica em funcionamento pois os fios estão em curto com as 2 voltagens, ou seja, quando coloco o multimetro ele mostra 110 e tambem 220. Nao sei mais o que fazer. Alguem poderia me ajudar? Obrigada.

marcello dj' disse...

Em uma ligação de 110 volts, dizem que a maior carga está no neutro, apesar dele ser negativo( aterrado ). Isso é verdade?

Anônimo disse...

eu presiso de uma tomada 110 mas eu nao entende se ensola um fio ou ele fica junto com o neutro.
entao a tomada 220v tem2 fio 110 cada eu ligo o neutro em um deles
ou ensolo e uso uma fase mas o neutro.

Anônimo disse...

Lembrando do detalhe, como comentou o anonimo:
- 1 fase no polo positivo e neutro para 110v.
- 2 fases no polo positivo e continua o neutro para 220v.

Se não tiver fio ligado no neutro, não vai ter corrente.

Anônimo disse...

Amigo,
Minha casa é 110, padrão mono fasico.
Como faço para obter um 220 para alimentar uma potencia mark audio 3000? Me ajude! comprei a potencia sem olhar a voltagem, e agora n tem como liga-la.

Desde já obrigado.

Aldo Mendes Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Se você ligar um fio numa fase 110v e o outro fio na outra fase 110v e não ligar o neutro, por ser corrente alternada terá 220v. O retorno está na corrente que se alterna em negativo para positivo em 60 vezes por segundo (60Hz). Não precisa de neutro para a instalação 220v. Mas o fio do meio é o terra e recomenda-se conecta-lo no terra.

Anônimo disse...

Compra um transformador de 110v para 220v e pronto

Anônimo disse...

Sim, em caso de corrente no equipamento o terra anulaara a difereça de potencial a 0 e voce nao levara choque ao encostar na maquina

Anônimo disse...

Urgente, preciso saber se tem como minha rede ser 220v ou 110v porque aqui em casa estamos utilizando a Ligação direta do poste o cara da conpania de energia retirou o relogio e deixou so ligado direto do poste,e agora comprei um produto 220v e estou com medo de aki ser 110v , ja verifiquei as tomadas e tem so dois fios, e tenho um radio portatil que tem chave seletora 110v ou 220v fiz um teste coloquei pra 110v e funcionou mudei para 220v funcionou do mesmo jeito sem nenhum defeito ?? alguem ajuda ae to sem saber o que fazer agora.. se puderem me mandem um email . genteboasjoao@gmail.com com urgencia.

Anônimo disse...

Deixa de roubar energia anônimo!!!

Anônimo disse...

num roubei foi o cara da Cemig que fez a ligação direta .

Anônimo disse...

Só tenho uma palavra pra definir essa explicação: "SHOW".

Anônimo disse...

gual a diferença entre 110vts e 220vts

Anônimo disse...

Olá, pessoal! Eu estou para mudar de residência e meus aparelhos são 110 volts. No estado que irei morar a voltagem é 220.

Seria possível fazer esta mudança dentro de um apartamento, nas tomadas?
Estava pensando em usar transformador, mas além de caro, vai me custar energia e nem sei se suporta a carga de microondas, ferro de passar e máquina de lavar...
Se essa mudança nas tomadas fosse possível, seria ótimo - não precisaria de transformador e nem de gastar com novos aparelhos e equipamentos...
Comentem por favor, preciso saber disso, sou leiga no assunto... será que um eletricista comum saberia fazer isso??? QQ coment, dica amiga, uma confirmação de gente que entende, ajuda muito!!!!
Obrigada!
Raquel e família :-) raquelfabricio@live.com

Antonio José de Freitas disse...

Gostaria de saber a diferença de consumo elétrico nas seguintes situações: 1- Rede elétrica natural 220v formada por uma fase e um neutro. 2- Rede elétrica natural 110v formada por uma fase e um neutro. 3- Rede elétrica natural 110v uso as duas fases e faço 220. Com um equipamento com o mesmo volume de watts, qual o consumo de cada um?
Muito obrigado.
Freitas

Unknown disse...

Vejo muitas dúvidas e respostas aqui postadas que chegam a preocupar. Quanto as dúvidas são aceitáveis e coerentes, ainda mais se tratando de uma questão dessa natureza. Acredito que ninguém fica fazendo questionamentos para os médicos de como fazer uma cirurgia do coração para poder fazer em casa também. Onde quero chegar. Se você desconhece ou até mesmo pensa que sabe algo sobre eletricidade, o melhor a se fazer é procurar um profissional. Li respostas aqui , que realmente não sei se a pessoa que tinha a dúvida está viva para contar a "M" que deu após "sanar sua pane ou mudança na instalação. Agora se você gosta realmente do tema e não apenas economizar uns trocados, o melhor é estudar. Garanto que não vai se decepcionar com a grandeza dessa área. Chega a ser lindo. gcleonel@gmail.com. Qualquer dúvida mande sua pergunta. Gilberto C. Leonel . Técnico Industrial em Eletrotécnica. CEFET-GO. CREA-GO.

ismael disse...

na minha casa so tem 2 fios, da pra fazer mesmo assim, quero transformar em 220v.
???

ismael disse...

na minha casa so tem 2 fios e e 110v, mesmo assim da pra fazer uma tomada den 220v???

Anônimo disse...

Queria saber como procedo ao usar uma máquina de 11ov para uma casa onde a energia é 220v?

Rafael disse...

Puta cara, voce descobriu a America....
Quanta sabedoria..........
E se por exemplo , na tomada tiver apenas dois fios, um fase e um neutro como voce faz para transformar em 220?
Se tiver um terceiro fio com a outra fase,fica doce de criança.
Mas 90% das ligaçoes ou mais, tem apenas dois fios, um fase e um neutro.

Anônimo disse...

Acredito que faltou mencionar que precisa trocar o disjuntor. Se a fiação aguenta 30A em 220V, vai aguentar apenas 15A em 110V. Desta forma, o disjuntor de 30A terá que ser substituído por um de 15A.

Anônimo disse...

senhores, toda tomada de uso residencial tem apenas dois fios energizados. o terceiro fio é o terra (verde e amarelo).tanto 110 quanto 220 usam 2 fios. o que muda é tensao em cada um deles. no seu relógio chegam 3 fios vindo do poste, normalmente 2 fios pretos e um azul. os dois fios pretos são 220 volts se usados juntos. se vc quiser 110 vc deve usar um fio preto e um azul. se vc tiver um multimetro vc pode constatar isso, conecte as pontas do multimetro nos dois fios pretos e vc verá que marcara 220 volts. depois conecte em um fio preto e um azul e marcara 110 volts. E DE BOA , NÃO ACREDITO QUE ESSE CARA FICOU FELIZ POR VER ISSO NA FACULDADE. E DETALHES, FALAR QUE 220 VOLTS SÃO DUAS FASES DE 110 É BRINCADEIRA NÉ. FACULDADE SAFADA. QUERO NEM CHEGAR PERTO.

Anônimo disse...

Pelo explicado todas as todas vão virar 220 V. Cuidado gente.

Unknown disse...

gostaria de saber se poderei pegar uma fase 110 de um relogio e outra fase 110 de outro relogio para fazer uma tomada 220? pois é o sequinte tenho um bar onde a instalação é 110 e possui seu relogio proprio e no andar de cima tenho minha casa tambem 110 e com seu relogio proprio ou seja cada um com seu relogio estava pensando em puxar um fio da casa ( fase 110 ) e um fio do bar ( fase 110 ) e juntar em uma tomada separada para fazer 220 é possivel fazer isso e como fica a conta de energia vai cobrar nos 2 relogios ou seja o gasto seria dobrado?

Unknown disse...

Ah so para informação não se fala voltagem e sim TENSÃO!!!

Roberto Azevedo disse...

Boa Noite,

gostaria de saber o seguinte: em uma tomada já pronta de 110,em um sistema trifásico, é possível apenas tranferir o neutro pra fase e gerar o 220 ?...tem que comprar outro dijuntor?

Anônimo disse...

Simples... a rede de 220 usa duas fases alternadas e a e 110 uma fase e neutro
Mais duvidas alisson_parreiras@ig.com.br...

Anônimo disse...

Bom pra se fazer isso e preciso mudar sua fiacao, pois sua distribuicao foi feita para 110 ou seja fase e neutro, o ideal e estudar e decidir quais tomadas vc va usar como 110 e 220 fazer um pequeno projeto pois assim vc garante a divisão dos circuitos bem como seus disjuntores
Mais duvidas alisson_parreiras@ig.com.br

Unknown disse...

Bom em minha cidade, usamos fase e fase para uma ligação de 110v e fase e neutro para uma de 220v, ou seja, porque a que, a voltagem minima é de 220v e não usamos a de 110v.

Anônimo disse...

Pelo pouco que sei, vale a dica: Monofasico: 1 fase
bifasico: 2 fases
tri: 3 fases

fase: é o positivo da tomada, aquele que voce poe a chave teste e acende.

neutro: aquele que voce bota a chave teste e nao acende, desde que ela nao esteja em funcionamento.

pra fazer 220v: verificar quais os comodos da casa estao em uma fase e verificar os comodos da outra fase.
ex: disjuntor 1: sala e cozinha
disjuntor 2: quartos e banheiro

se for fazer 220v no quarto ja tem a fase (positivo) do disjuntor 2, entao tem que puxar a fase (positivo) do disjuntor 1 (outra fase) e tirar o neutro.
ta feito o 220v.

ivanda disse...

moro em sao paulo pois estou preste a voltar pra minha terra onde vou morar la tudo e 220v tenho alguns aparelhos 110v tem com transformar algumas tomadas 220v pra 110v so no receptores onde eu quero transformar

Anônimo disse...

mudei de estado e onde morava era 110v, agora moro em brasilia onde é 220v.
Gostaria de saber se consigo mudar pelo menos uma tomada de 220v para 110v usando o terra no lugar de uma das fases e isolar a fase q foi retirada.
Qualquer resposta me deixa bem satisfeito desde que seja sincera, pois tenho crianças em casa.
abraços!

Anônimo disse...

Para transformar em 110 e so deixe um fio 110 e o neutro ok

Unknown disse...

Tenho dois padrões 110 posso fazer uma tomada 220 tirando uma faze de cada padrão?

Anônimo disse...

Na minha tomada tem dois fios pretos e medindo as fases são 110 cada pois a tomada é 220 v e não possui um terceiro fio. É possível transformá-la em 110? Como fazer?

Anderson disse...

Vc precisa trazer um fio neutro para poder ligar em uma fase dessas

Anônimo disse...

Boa Noite!!Estou de mudança de um local que é 110 para outro que é 220 e gostaria de levar Geladeira maquina de levar e microondas. A rede no novo local é trifasica, posso fazer a conversão das tomadas? E outra duvida, isso aumenta muito a conta de energia ou não interfere?
Grata!

Unknown disse...

Boa dia!!Estou de mudança e gostaria de levar ar codicionado split. A rede no novo local é bifasica, posso fazer a conversão das tomadas? E outra duvida, isso aumenta muito a conta de energia ou não interfere?

Anônimo disse...

um detalhe importante. Por mais que seja 110, 220 é fundamental o uso de um disjuntor DR., pois este mantem a segurança de vida, equipamentos etc. É uma peça cara mais de grandíssima importância. Pensem, as vezes queremos o mais barato mas acaba saindo mais caro e muitas vezes pagando um altíssimo preço com a vida. Um abraço a todos

Unknown disse...

Boa Tarde, tenho duas tomadas 110V próximas, posso usar o positivo das duas e fazer uma tomada 220v?

Luiz C X Neves disse...

Muita calma nesta hora se sua casa for em 127 V, primeiro a saber: na pratica o que você vai ligar em 220 ? segundo, se for ligar um ar condicionado no caso devesse saber a potencia deste e comprar um transformador defasador de tensão pois assim você teria duas fases distintas dependendo da potencia do aparelho, por exemplo 12Kbtu's para 4KVA e dimensionar o disjuntor no barramento, aos leigos de plantão contrate um técnico experiente para tal tarefa pois tem certos parâmetros a serem obedecidos, cabo distancia, potencia etc OK !

rara disse...

Gostaria de uma orientação. Pretendo comprar um ar split 220v. Minha casa é monofásico, sendo que já possuo um ar de janela velho (127v) com um disjuntor só pra ele. Tenho como transformar esta tomada do ar para 220v ? pois não quero colocar um transformador de voltagem.

Anônimo disse...

Não é difícil transformar as tomadas de 220 para 110, provavelmente existe neutro nas tomadas, a questão do consumo, não faz diferença, pais o consumo é medido em wats(kwh) e a energia (110/220) é em volts

Anônimo disse...

Preciso de uma tomada 110 em uma ligação 220, mas quando faço a conversão, o chave cai. Na realidade eu uso um DR, e ele desarmá quando tento converter para 110v. Alguem sabe como resolver isso?

Unknown disse...

eu preciso fazer uma tomada de 110 pra 220 mas a minha fase e mono posso pegar um fio do visinho do lado e juntar com um meu sendo os dois positivos 110 cada eu vou conseguir uma tomada de 220 ?

Unknown disse...

Boa tarde se eu pegar 2 fases 110 v mais de relojos diferentes consigo ligar uma tomada 220v ?

Unknown disse...

Bota um vermelho e um azul na tomada (uma fase e um neutro).... verfique com o voltímetro se a tensão é 110v.

Unknown disse...

Pessoal não confunda cu com bunda. Ele tem uma rede de tensão de 220 V. Somente com um transformador de tensão meu amigo... a tensão vem da máquina eléctrica. Não tem como fazer gambiarra. .

Unknown disse...

Pessoal não confunda cu com bunda. Ele tem uma rede de tensão de 220 V. Somente com um transformador de tensão meu amigo... a tensão vem da máquina eléctrica. Não tem como fazer gambiarra. .

Unknown disse...

Bota um vermelho e um azul na tomada (uma fase e um neutro).... verfique com o voltímetro se a tensão é 110v.

Moita disse...

A corrente é alternada, não existe fio positivo e fio negativo. Existe um fio terra e dois fios com potências opostas. Num instante um dos outros dois fios é -110v e o outro é +110v, em outro isso inverte. Esses dois ficam alternando de polaridade. Como a tensão elétrica é dada pela diferença de potencial, temos que: 110-(-110)= 220v

Unknown disse...

Vc está errado 220v:√3 = 127v

Anônimo disse...

puta que pariu ninguém responde um simples sim ou nao! milhares de comentários de perguntas sem resposta, urrrghhhhhhh! que porcaria de site! e pior que é tudo assim!
urrrghhhhhhh!

Unknown disse...

Não, não tem

Unknown disse...

Não, não tem

Unknown disse...

De facto são tantos os e todos tão diferentes que todos ficamos baralhadps e pouco eclatecofos mas como alguem comenta ai.qu não sade que pague a quem sabe enfim

Anônimo disse...

A "engenheira" esqueceu que não basta fazer o que ela disse (se neutralizar no lugar de uma das fases com fio terra): pode provocar acidente, curto e ate fogo ao superaquecer a fiação com potência maior. Na maioria das tomadas 220v possuem disjuntores de baixa corrente pois dão conta com sua capacidade menor, DOBRANDO a potência com tal voltagem na metade. Ou seja, uma máquina de 3000w consome apenas 15A em 220v contra 30A em 110v superaquecendo a fiação e o pior: derrubando sempre o disjuntor.

Unknown disse...

entre em contato com a concessionária,
e faça a requisição.
aí sim.

Unknown disse...

Muito boa a dica. Transformei minha tomada em 220 dessa forma não precisei chamar o eletricista que me cobrou r$ 100.00 da última vez. Obrigado pela dica. ABS

Unknown disse...

Muito boa a dica. Transformei minha tomada em 220 dessa forma não precisei chamar o eletricista que me cobrou r$ 100.00 da última vez. Obrigado pela dica. ABS

Anônimo disse...

Olá boa noite,eu sou Genivaldo e eu queria saber como faço pra aumentar a voltage de uma casa por exemplo ela 110vts como faço pra transformar em 20?

Unknown disse...

Boa noite! Recentemente refiz toda a elétrica do meu apartamento ela é 110v, mas eu gostaria de passar ela para 220v ou pedir bifasica na ceee. Pergunta que não quer calar preciso refazer toda a elétrica ou só trocar os disjuntores?

RODRIGUES disse...

Boa noite!
No meu ap tem saída para 220 mas acho que nao é toda casa,pois estou me mudando e comprando alguns eletrodomésticos,tô percebendo que na hora da compra vem a pergunta se quero o de 110 ou 220 volts. Qual devo comprar?

RODRIGUES disse...

Boa noite!
No meu ap tem saída para 220 mas acho que nao é toda casa,pois estou me mudando e comprando alguns eletrodomésticos,tô percebendo que na hora da compra vem a pergunta se quero o de 110 ou 220 volts. Qual devo comprar?

Anônimo disse...

Quero saber como faco pra mudar uma tomada 110v d um padrao 110, ou seja a casa e so 110 para uma tomada 220.

João Jasso disse...

não se trata de comentário . Mas sim uma nova pergunta : o que aconteceria se ligasse uma lampada 110 volts com duas fases monofásicas numa extremidade e na outra extremidade dois neutros ; Sendo que uma das fases e um dos neutro é oriunda de outro relógio medidor . Se trata de umA SOBREPOSIÇÃO UTILIZANDO dois relógios medidores. entre duas redes distintas

Unknown disse...

Não, não tem, pois sua rede é monofásica

Unknown disse...

Não, não tem, pois sua rede é monofásica

Unknown disse...

Não, não tem, pois sua rede é monofásica

Unknown disse...

Como fazer a transformação no disjuntor

Rodrigo Silva disse...

Gente eu estou com um motor de 3cv 220v trifasico e preciso transformar uma das tomadas de casa de 110v (nao sei se e mono ou bifasico). E ai galera da pra fazer ou nap?

Rodrigo Silva disse...

Gente eu estou com um motor de 3cv 220v trifasico ( para fazer uma serra de mesa) e preciso ligar em uma das tomadas de casa de 110v (nao sei se e mono ou bifasico). E ai galera da pra fazer ou nao?

Anônimo disse...

Leva uma fase e o terra até a tomada.

103land disse...

Olá, eu comprei um processador nos eua e infelizmente a voltagem dele é 120v . Poderia me dizer como transforma-lo para 220? é o mesmo procedimento de um de 110?

Anônimo disse...

Olá. Para fazer uma tomada 220, posso usar a fase de 2 padrão monofásico? Me informaram que vai consumir e nervos em dobro. Verdade?

Anônimo disse...

boa tarde meu nome e valdemiro ja faço parte eletrica a desesete anos mais me deparei com uma situaçao estranha fui chamado em um setor onde tinha queimado auguns aparelhos e a tomada era 110 voltes anteriormente e e oque era mais quando testei a tomada ela estava em 220 voltes gostaria de saber se e possivel ou melhor aconteseu tive equipamentos queimados por este motivo poderia me diser como aconteseu pois temos 110 e 220 voltes mais as tomadas forao transformadas e testadas nao estou entendendo valdoufo@hotmail.com

Anônimo disse...

Excelente explicação Mari. Só corrija a parte Meça a voltagem... Pois voltagem não existe. volts é a unidade de medida. então você mede a TENSÃO que á a grandeza a ser medida. O mesmo vale para amperagem.. o correto é CORRENTE.

Anônimo disse...

ESTABILIZADOR APC MICROSOL SOL 2000VA BI-115 PRETO/GRAFITE
R$ 489,62

Regulador de tensão da APC Microsol, 1000 W, bivolt/115 V, proteção para telefone (Sol 1000)

- Regulação Automática de Voltagem (AVR): Automaticamente aumenta ou diminui a tensão para níveis aceitáveis para o seu equipamento;
- Full Range Operation: estabiliza tensão mesmo em redes elétricas com tensão muito alta ou muito baixa;
- Filtro de ruídos: atenua ruídos EMI/RFI, que podem causar mau funcionamento e travamentos dos equipamentos protegidos;
- Proteção contra sobreaquecimento: protege o estabilizador contra danos, desligando-o caso a temperatura de operação atinja niveis muito altos;
- Proteção contra sobrecarga: protege o estabilizador, desligando- o automaticamente em casos de sobrecarga;
- Proteção contra subtensão e sobretensão: Desliga automaticamente o equipamento caso a tensão atinja níveis mais altos ou mais baixos que o aceitável.

Part Number: 9100700022

Para maiores informações sobre este produto, acesse:
http://www.comprenobreak.com.br/nobreaks/estabilizador-apc-microsol-sol-2000va-bi-115-preto-grafite.html

Unknown disse...

olá! Gostaria de saber se posso fazer uma tomada de 220v usando uma fase de um transformador de um poste e outra fase de outro transformador de outro poste

Unknown disse...

Se for no nordeste não tem como pq lá já é 220 e neutro.só fazul quando vem 220 de dois fase

Rime Pereira Guedes disse...

há uma informação que não confere.
Se na residência a entrada é 110 volts, para converter em 220v será necessário o uso de um transformador que faça a inversão = ( 110v x 220 v ) ou ( 220v X 110v ); em 110 volts as tomadas usam 3 fios ( AZUL neutro , VERDE aterramento e VERMELHO fase ) Nas instalações o fio AZUL será sempre utilizado com neutro, e o fio VERDE ou BRASILEIRINHO - verde/amarelo - sempre será o fio a ser utilizado para aterramento. A fase poderá ser o fio que você dispuser no momento da instalação sendo que o VERMELHO - AMARELHO ou PRETO mais os requisitados.

Anônimo disse...

Tenho uma tomada no meu quarto que é 110 e quero transformá-la em 220, ja tenho na cozinha uma tomada 220.
Como faço?

Unknown disse...

Posso usar dois padrões 110 para fazer 220

Unknown disse...

Queria saber vc já tem a resposta

Unknown disse...

Também estou atrás desta resposta

Cris disse...

QUANTA BARBARIDADE. A começar pelo post. Já dei aula para a engenharia civil e por isso não me surpreendo. Como se fosse só abrir a tomada e trocar o fio. O projetista ao prever a tomada, leva em conta o tipo de equipamento a ser ligado, a potência total, etc.
Em primeiro lugar, nem todas as unidades consumidoras são supridas com tensão fase-neutro 127V. Se a sua casa recebe a tensão 220V fase-neutro, só vai conseguir passar para 127V com transformador.
Pergunte a um técnico em ELETROTÉCNICA ou a um engenheiro ELETRICISTA, antes de sair fazendo gato!

Unknown disse...

Estou com o mesmo problema, você conseguiu arrumar?

Unknown disse...

Oi aqui na minha casa tenho uma tomada 220 e quero fazer uma 110 para meu ar condicionado só que na tomada 220 só tem apenas dois fios azul o que devo fazer?

News disse...

Posso ligar dois fase 110 e obter um 220 .


Unknown disse...

Eu tenho dois fios que forma uma tomada 110 coloquei dois fios mais grosso para ser 220. Formou uma outra tomada de 220
Eu quero saber se o fio que devia para formar uma tomada de 110, antes de chegar na tomada se eu desfiar e emendar um fio igual CONCIGO fazer outra tomada de 110

Guy disse...

Nordeste não é 220, pode ter em algumas cidades. Mas a grande maioria é 127.