quarta-feira, 17 de junho de 2009

Africanidades

Quando visitei as igrejas de Ouro Preto, passei mal. Aquela riqueza, as paredes cobertas de ouro, os anjinhos dourados, a prataria, os cristais, as Virgens Maria e etc, aquilo tudo me incomodava muito. Isso porque pra cada obra de arte coberta de ouro me passava pela cabeça a quantidade de escravos negros que morreram pra fazer aquilo. Aquele altar de riqueza, prometendo um lugar ao céu, cheirava a morte. Acredito que o caminho do céu não é banhado a sangue.Isso me faz totalmente solidária ao sofrimento dos negros, e acho que essa parte hedionda da história não deve ser ocultada.

Mas isso não serve de desculpa para impor a cultura africana, como vejo acontecendo nas universidades. Faz 2 semanas que me deparei com um cartaz na UFCar anunciando vagas para professor da disciplina "Africanidades". Esse argumento dos grupos de direitos dos negros de que se deve reparar séculos de maus tratos colocando cotas nas universidades e tornando a disciplina "Africanidades" obrigatória nos cursos de nível superior simplesmente não procede. Quer dizer então que se deve combater a imposição da cultura européia por séculos descendo goela abaixo as tais "Africanidades" !?!

Acredito que uma sociedade democrática está apoiada nos pilares da meritocracia e da liberdade de escolha. O vestibular tradicional já é uma celebração à meritocracia. Até onde sabia, não havia a menor distinção de cor, credo e condição social para se fazer a prova. A mesma coisa para ocupar as vagas oferecidas, ocupava a vaga quem tirava a maior nota e pronto. Agora por um pensamento deturpado, está se favorecendo uns em detrimento de outros. Tem vários grupos de discussão sobre cotas na internet e não vou me estender mais sobre o assunto.

Agora a questão das "Africanidades"... isso fere o direito de liberdade de escolha. E se eu não me interessar por cultura africana? E se eu não quiser aprender nada a respeito disso? Não posso trocar a disciplina "Africanidades" por "Orientalidades"? Porque afinal o orientais também são um povo subjugado pelos europeus, todos eles, chineses, japoneses, vietnamitas, hindus...Não posso trocar também por "Culturas Pré Colombianas"? Sou uma fanática por civilização Inca, acho totalmente fantástico! Tudo isso faz parte da história e tem tanto valor quanto as tais "Africanidades". Como disse no começo do post, me solidarizo com os negros e não tenho nada contra a cultura africana. Acho que isso tudo deve ser divulgado e posto à disposição de quem queira se interessar. A minha crítica é tão somente a imposição desses valores. E fico somente incrédula de ver vocês negros quererem reparar um erro do branco com outro erro mais grosseiro. Sejam superiores! Incentivem, mas não forcem a barra.

Nenhum comentário: