domingo, 21 de junho de 2009

Receita do "tchai" e suas variações

Como sou maluca por chás, resolvi experimentar a receita do "tchai" indiano, tão propagandeado pela novela da Globo. O "tchai" nada mais é que um chá preto turbinado com especiarias. A receita original é bem forte e bem heavy metal, eu pelo menos gosto, mas acho que pode desagradar a alguns paladares brasileiros...Vou passa-la na íntegra e a seguir algumas adaptações à paladares mais sensíveis.

Você vai precisar de:
  • 2 copos médios de água
  • 3 sementes ou meia colher de café de cardamomo moído (esse ingrediente é encontrado em empórios ou mercados municipais)
  • 1 pedaço pequeno de gengibre ou meia colher de café de gengibre em pó
  • 2 paus de canela
  • meia xícara de chá de leite
  • 1 colher de sopa beeem cheia de chá preto a granel, pode ser do tipo Assam (mais comum no Brasil, gosto muito do chá Ribeira) ou do tipo Darjeeling (caro pra cacete, mas o melhor chá preto que já experimentei).
  • 1 colher de sopa de açúcar
Numa panela aqueça o cardamomo, o gengibre, o açúcar e a canela. Mexa com uma colher de pau até que a canela abra e solte um caldo. Junte água fervente à mistura e ferva em fogo baixo por 5 minutos. Adicione o leite e deixe aquecer por uns segundos, sem levantar fervura. Desligue o fogo, adicione o chá preto e deixe descansar por uns minutos, para tomar gosto. Coe o chá e sirva!

Agora as adaptações...a quantidade de especiarias podem ser diminuidas. Ao invés de 2 paus de canela, use somente um. O cardamomo ter um sabor muito forte, assim como o gengibre. Eliminando o cardamomo e diminuindo o gengibre, o sabor fica mais suave. A adição de leite deixa a mistura mais pesada, assim dá para se fazer sem esse ingrediente.

Essa mistura bombada de chá e especiarias é um excelente digestivo. Bom apetite!

Nenhum comentário: