sexta-feira, 12 de junho de 2009

Trilha Inca



















5 meses e 1 dia depois: Escrevi, escrevi e escrevi e ainda parece que faltaram algumas coodenadas à respeito da trilha Inca. Recebi muitos emails e pedidos de mais detalhes sobre essa empreitada sem noção. Sim, existe uma diferença gritante entre chegar a Macchu Picchu de trem e chegar à pé, depois de 4 dias de caminhada dura.

Se você quiser chegar a Macchu Picchu pela trilha Inca tradicional, faça a reserva com muiiita antecedência, aconselho pelo menos uns 3 meses. O troço lota, mas bomba demais de estrangeiros. Todos os dias sobem pelo menos uns 20 grupos. E o governo peruano anda apertando o cerco, restringindo a apenas 500 pessoas por dia dentro da trilha. Dá para se fazer a reserva ainda aqui no Brasil, através do site http://www.brasildemochila.com.br/ . Também se pode pesquisar por agências locais de Cuzco na Internet, de onde também é possível se fazer a reserva. O preço gira em torno de US 200 a 300 por 4 dias de trilha, incluindo as refeições e o equipamento de camping.

Porém se você decidiu viajar de última hora e não teve tempo hábil para reservar a trilha Inca tradicional, não desista da sua aventura! Há duas trilhas alternativas, a de Salkantay e o caminho de Santa Teresa, essa última incluindo a descida de um barranco com bicicleta. Em termos de aventura, paisagem e cultura Inca não deixam muito a dever para a trilha tradicional. Vale muito a pena! Só não vale ficar resmungando porque não conseguiu subir até Macchu Picchu à pé.

Agora atenção! Pra fazer esses troços tenha um mínimo de preparo físico porque você passa aproximadamente 8 horas por dia caminhando, e não tem refresco, são 8 horas de subida! E as subidas não são nada parecidas com o que se encontra no Brasil, os barrancos são íngremes e vai exigir muito das suas pernas. É dureza! Trilha Inca? O início da mesma deve ser pelo menos 4 dias depois da chegada em Cuzco por conta do mal da altura. Não dê bobeira.

Deixe a sua mochila o mais leve possível, faça um exercício de desapego. Leve o mínimo dos mínimos. Somente 1 calça, 4 camisetas, um casaco, 4 meias, 4 jogos de roupa íntima, capa de chuva e 1 toalha (leve bikini ou sunga caso o passeio inclua banhos termais), fora o kit de higiene. Dentre as camisetas, leve pelo menos uma regata (para as mulheres, blusa de alcinhas), porque a trilha passa por trechos de selva (sim, muito incrível isso!) onde faz um calor infernal.Não invente, porque senão suas costas vão pagar o preço. Na trilha tradicional não há como tomar banho! Seja nojento mesmo e durma com a roupa do corpo porque a noite é uma friaca desgraçada. Aliás, se prepare para as variações bruscas de temperatura. Acessórios obrigatórios: filtro solar e repelente de insetos. Os mosquitos não pedoam!

Como a trilha vai exigir muito de você, não economize em “combustível”. Não preciso dizer que água é fundamental, principalmente nos trechos de selva. E leve barrinhas de cereal na mochila pra comer durante a caminhada. As refeições nas trilhas são boas, mas enfim, no meio da caminhada sempre se precisa de um gás. Mascar folhas de coca ajuda muito também! Racionar água e comida é uma economia burra!

No mais, boa sorte e bom passeio!

Nenhum comentário: