sábado, 27 de junho de 2009

O seu pneu X gasolina do posto

Pneu é um componente muito complexo do carro. Muitos nem imaginam isso, mas a fabricação de pneu dá muito trabalho, podia perder um tempão dando uma aula sobre pneu, podia perder semanas e tal, mas não é o caso. No site da Michelin (www.michelin.com.br) tem uma seção de como funciona o pneu, super interessante pra quem quiser se aprofundar. O objetivo aqui é dar o aviso aos navegantes...

Cuidado com as poças em postos de gasolina, manobre seu carro de modo a evitá-las. Isso porque a gasolina e/ou outros agentes químicos que estão presentes nessas poças são solventes da borracha. Não, o seu pneu não desaparecer por completo, não vai virar purpurina. Isso porque a estrutura química da borracha impede isso. Na borracha há pequena densidade de ligações cruzadas, ligações essas que amarram uma cadeia carbônica na outra, assim o solvente não consegue separar uma cadeia da outra para ocorrer dissolução completa. Mas há um porém...o solvente chega a penetrar na borracha...e assim o pneu começa a inchar. Uma vez inchado, ele não volta mais ao estado inicial, comprometendo assim o desempenho e diminuindo a vida útil.

Parece um aviso bobo, mas não é. Atenção dobrada com pneu do seu carro. Ah, outra coisa...verifique sempre o prazo de validade do seu pneu reserva (step...é assim que escreve?). Por mais que ele nunca tenha sido usado, pneu tem sim prazo de validade! Se tiver vencido, favor trocar. Pneu pode ser um ítem caro, mas a sua vida vale sempre vale muito mais que isso.

Nenhum comentário: